SOLIDARITY

De Roma a Kampala: o ECO-LAB dos Jovens pela Paz chega ao Uganda

 Após uma visita a Roma, os Jovens pela Paz do Uganda inauguraram também em Kampala o ECO-LAB da paz, um projeto que promove a solidariedade, a economia circular e a consciência ambiental.

O primeiro ECO-LAB nasceu em Roma no final de 2023 e é uma iniciativa que promove a ecosolidariedade, ou seja, a união entre ecologia e solidariedade, para combater a cultura do descarte que prejudica o ambiente e aumenta as desigualdades. Ao ECO-LAB são doadas roupas que são higienizadas, selecionadas e doadas a quem mais precisa, como pessoas sem-abrigo, através da Casa dell'Amicizia. É um projeto animado pelos Giovani per la Pace, e é um espaço de encontro e convívio para muitos jovens.

A ideia de abrir o ECO-LAB em Kampala surgiu depois de alguns Jovens pela Paz ugandeses terem visitado o de Roma, acompanhados pelos Jovens pela Paz romanos. De volta a Kampala, eles lançaram a iniciativa na sua sede no bairro de Nakulabye e, a partir daí, começaram a ir a várias partes da cidade para recolher roupas destinadas aos mais pobres.

Além da reciclagem de roupas, o ECO-LAB de Kampala realiza, nas Escolas da Paz da cidade, campanhas de sensibilização sobre o ambiente e a higiene. Graças a estas campanhas, as crianças aprendem a cuidar da higiene dentária, a lavar bem as mãos e outras normas básicas de higiene. Nos últimos dias, cerca de 200 crianças da Escola da Paz de Katwe (uma favela de Kampala) receberam escovas de dentes, pasta de dentes e roupas novas.