Uma grande assembleia reuniu a Comunidade de Sant'Egidio do Uganda, proveniente de várias zonas da capital Kampala e de Lira - importante cidade no norte do país - por ocasião da visita de Marco Impagliazzo. O encontro teve lugar na Universidade de Makerere, um dos locais simbólicos do pensamento africano, com o título: «Com Floribert Buana Chui pela ressurreição de África».
No centro da reflexão, a figura do beato Floribert Bwana Chui. O seu amor pelas crianças de rua e pelos mais pobres tornou-se um modelo para muitos jovens africanos. A assembleia foi também um momento de reflexão sobre o valor da Comunidade como promotora da paz num mundo em guerra e sobre a necessidade de viver abertos às necessidades dos pobres com a força do Evangelho.
Durante a sua visita, Marco Impagliazzo visitou algumas das Escolas da Paz nas zonas de Ntinda e Katwe, onde vivem crianças provenientes de grupos étnicos frequentemente vítimas de discriminação. Precisamente na comunidade de Ntinda, com um gesto profundamente simbólico, foram plantadas duas árvores: uma em memória de Lawrence, uma criança vítima de linchamento, e outra em memória de Sirage, uma criança que se afogou enquanto lavava roupa no rio. Uma terceira árvore foi plantada em memória de Rosa Sarracini, responsável da Comunidade de Uganda, falecida recentemente. Marco também visitou os idosos de Muyenga e Ntinda, que vivem isolados e precisam de cuidados diários para várias necessidades, mas sobretudo da amizade dos mais jovens.