EVENTS

Jubileu dos Jovens, o apelo à paz dos jovens de todo o mundo nos encontros de diálogo e oração com os «Jovens pela Paz» de Sant'Egidio

A conclusão do Jubileu com a vigília em Tor Vergata e a liturgia com o Papa Leão

O Jubileu dos Jovens, que reúne nestes dias milhares de jovens de todas as origens em Roma, evidenciou, juntamente com a alegria do encontro, o quanto está difundida entre os jovens a esperança de um futuro de paz e de um mundo acolhedor para com os mais frágeis.

Perguntas recolhidas pelos Jovens pela Paz de Sant'Egidio, que organizaram ao longo de toda a semana encontros, momentos de diálogo e oração, noites musicais e festas, das quais participaram um grande número de jovens de todas as origens, que invadiram pacificamente Trastevere, com o seu entusiasmo e esperança.

Todos os dias, das 18h às 20h, peregrinos de diferentes partes da Europa e do mundo participaram na oração pela paz na Basílica de Santa Maria in Trastevere, onde foram recordados todos os países do mundo atingidos pela guerra e pela violência.

As conferências sobre alguns temas caros à Comunidade - a história do beato Floribert Bwana Chui, jovem congolês da Comunidade de Sant'Egidio, mártir defensor dos pobres, o acolhimento e a integração dos migrantes, a reflexão sobre as «periferias da vida», os idosos e as crianças - suscitaram muitas perguntas e um desejo de participação que uniu jovens de diferentes origens e culturas.

Todas as noites, ao final da oração da Comunidade, a praça de Santa Maria animava-se com a música e os cânticos de milhares de jovens. Esta semana de encontros, festa, reflexão e oração termina no sábado à noite com a grande vigília em Tor Vergata e a celebração da liturgia no domingo de manhã com o Papa Leão.