ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos doentes
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos doentes

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.
Recordação de Atenágoras (†1972) patriarca de Constantinopla, pai do diálogo ecuménico.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos doentes
Segunda-feira, 7 de Julho

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.
Recordação de Atenágoras (†1972) patriarca de Constantinopla, pai do diálogo ecuménico.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 28,10-22

Jacob saiu de Bercheba e tomou o caminho de Haran. Chegou a determinado sítio e resolveu ali passar a noite, porque o sol já se tinha posto. Serviu-se de uma das pedras do lugar como travesseiro e deitou-se.

Teve um sonho: viu uma escada apoiada na terra, cuja extremidade tocava o céu; e, ao longo desta escada, subiam e desciam mensageiros de Deus.

Por cima dela estava o Senhor, que lhe disse:
«Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaac.
Esta terra, na qual te deitaste, dar-ta-ei, assim como à tua posteridade.

A tua posteridade será tão numerosa como o pó da terra; estender-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul, e todas as famílias da Terra serão abençoadas em ti e na tua descendência.

Estou contigo e proteger-te-ei para onde quer que vás e reconduzir-te-ei a esta terra, pois não te abandonarei antes de fazer o que te prometi.»

Despertando do sono, Jacob exclamou: «O Senhor está realmente neste lugar e eu não o sabia!»

Atemorizado, acrescentou: «Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu.» No dia seguinte de manhã, Jacob agarrou na pedra que lhe servira de travesseiro e, depois de a erguer como um monumento, derramou óleo sobre ela.

Chamou a este sítio Betel, quando, originariamente, a cidade se chamava Luz.

Jacob fez, então, o seguinte voto: «Se Deus estiver comigo, se me proteger durante esta viagem, se me der pão para comer e roupa para vestir, e se eu regressar em paz à casa do meu pai, o Senhor será o meu Deus. E esta pedra, que eu erigi à maneira de monumento, será para mim casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo quanto Ele me conceder.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O episódio de Betel segue imediatamente ao da fraude da primogenitura e ao conselho que Rebeca dá a Jacob para fugir de casa. Cansado da viagem, ele pára para descansar num lugar deserto. Ali, sonha com uma escada que liga o Céu à Terra. Podemos dizer que é o sonho de qualquer homem. A nossa terra é, muitas vezes, dura como aquela pedra onde Jacob apoia a cabeça. Mas Deus manda os Seus anjos que daquele lugar sobem para o Senhor para que Jacob não se feche no restrito horizonte do seu mundo. Muitas vezes, a terra onde vivemos é bastante dura, mas nunca é maldita. Deus acredita sempre no mundo e abençoa sempre a terra para que seja fecunda e se realize o Seu projecto. Os crentes são chamados a participarem neste sonho que é para todos os povos da Terra, sobretudo, para aqueles cujo destino é mais difícil e doloroso. O crente reconhece a presença do Senhor em todos os povos da Terra – o grande patriarca Atenágoras, gostava de dizer: «Todos os povos são bons» - e sabe muito bem que deseja a salvação deles. Deus colocou a Sua morada entre os homens. A comunidade cristã é chamada a dirigir-se ao coração dos povos para os ajudar a empreender o caminho da paz. Ela deve ser, para todos os povos, a porta que abre ao Céu de Deus. A escada de Jacob vê subir e descer as orações que os crentes mandam ao Céu em prol da paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO