ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 12 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 49,29-33; 50,15-26

Jacob deu-lhes as suas ordens, dizendo: «Vou juntar-me ao meu povo. Sepultai-me junto dos meus pais, no jazigo que está no domínio de Efron, o hitita, no jazigo que está no território de Macpela, diante de Mambré, no país de Canaã, terra que Abraão comprou a Efron, o hitita, para propriedade sepulcral. Ali foram enterrados Abraão e Sara, sua esposa; foram lá enterrados também Isaac e Rebeca, sua esposa, e ali enterrei Lia. A compra dessa terra e do jazigo que ali se encontra foi feita no país dos hititas.»

E tendo Jacob ditado aos seus filhos as suas últimas vontades, juntou os pés na sua cama, expirou e reuniu-se a seus pais.

Ora os irmãos de José, depois da morte de seu pai, disseram uns aos outros: «E se José nos guarda rancor? Se vai vingar-se de todo o mal que lhe fizemos sofrer?» Mandaram então dizer a José o seguinte: «Teu pai ordenou-nos antes da sua morte: 17‘Falai assim a José: Perdoa, por favor, a ofensa dos teus irmãos, a sua falta e o mal que te fizeram! Perdoa, pois, o seu erro, aos servos do Deus do teu pai!'»
E José chorou quando lhe falaram assim.

Depois os seus irmãos vieram e caíram aos seus pés, dizendo: «Estamos prontos a tornar-nos teus escravos.» José respondeu-lhes: «Não temais; estou eu no lugar de Deus? Premeditastes contra mim o mal. Mas Deus aproveitou-o para o bem, a fim de que acontecesse o que hoje aconteceu, e um povo numeroso foi salvo. Nada receeis, então! Eu cuidarei de vós e das vossas famílias.» E assim tranquilizou-os e falou-lhes ao coração.

José residiu no Egipto, com a sua família e a de seu pai, e viveu cento e dez anos.

Viu os filhos de Efraim até à terceira geração; e os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os seus joelhos.

José disse aos seus irmãos: «Vou morrer! Mas Deus visitar-vos-á, fazendo-vos regressar deste país ao país que prometeu por juramento a Abraão, a Isaac e a Jacob.»

E José fez jurar aos filhos de Israel, dizendo: «Deus há-de visitar-vos e então levareis os meus ossos deste país.»

José morreu com a idade de cento e dez anos. Embalsamaram-no e puseram-no num sarcófago, no Egipto.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jacob reencontrou o filho predilecto, José. Pede aos seus para ser sepultado onde jaziam Abraão e Sara, Isaac, Rebeca e Lia. A sua morte é descrita como uma reunião com os antepassados. Assim como à nascença, a vida que se recebe enquadra-se no âmbito de uma história, assim também a morte representa o início de uma nova existência, onde reencontramos todos aqueles que nos geraram, juntamente com Aquele que é o criador e o autor da vida. Os irmãos de José começam a ter medo. O pecado, apesar da reconciliação ocorrida, deixa sempre muito receio, induz a ver o mal onde não existe, torna-se numa sombra que condiciona, enche de desconfiança, de suspeição, aconselha a pensar mal, inspira atitudes de defesa. O pecado parece ser sempre mais convincente do que o perdão. Aqueles irmãos questionam-se se, após a morte do pai, José os tratará como inimigos ao ponto de lhes restituir todo o mal que eles lhe fizeram. Tentam, então, defender-se usando o pai, para preservar aquela fraternidade que eles mesmos tinham destruído. Muitas vezes, julgamo-nos inteligentes e capazes de nos defender do mal. Na realidade, ficamos prisioneiros. Custa aos irmãos de José acreditar na reconciliação, na misericórdia. Continuam a acreditar que também José segue a mesma lógica deles. Na verdade, aquele irmão é diferente. Ele, como os verdadeiros crentes respeitosos da paternidade, não se deixa condicionar pelo mal: «Pretendíeis o mal contra mim, mas o projecto de Deus transformou-o em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje». O mal multiplica o mal e contamina o amor. Só o amor pode quebrar as correntes e a lógica que o reproduz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO