ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 11 de Maio

IV de Páscoa


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 13, 14.43-52

Quanto àqueles, deixaram Perga e, caminhando sempre, chegaram a Antioquia da Pisídia.
A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se.

Depois da reunião, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiam Paulo e Barnabé, os quais, nas suas conversas com eles, os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia. Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram:
«Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos,

pois assim nos ordenou o Senhor:
Estabeleci-te como luz dos povos,
para levares a salvação
até aos confins da Terra.»

Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé.

Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região.

Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território.

Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio.

Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Salmo responsorial

Salmo 99 (100)

Nós somos o povo de Deus,
somos as ovelhas do seu rebanho.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo.

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

O Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração.

Segunda Leitura

Apocalipse 7,9.14-17

Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário, e o que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais passarão fome nem sede; nem o sol nem o calor ardente cairão sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.»

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 10, 27-30

As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

O episódio ocorrido em Antioquia é uma advertência para todo o crente, para toda a comunidade eclesiástica e, porque não, também para aquela mentalidade individualista e auto-referencial que se está a afirmar cada vez mais. Pensar que já conhecemos o Senhor e que O possuímos, bloqueando assim a contínua chamada à conversão do coração que, todos os dias, nos exorta a superar os nossos confins, é contradizer o Evangelho e, no fundo, blasfemá-l'O. Viver seguindo Jesus e o Seu Evangelho, não é a segurança de uma pertença e nem a tranquila aquisição de uma predilecção antiga. Seguir Jesus implica um empenho na escuta e uma urgência de transformar o nosso coração. No Evangelho Jesus diz: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu conheço-as e elas seguem-Me" (Jo 10, 27-30). Ser fiel ao Senhor significa escutar a Sua voz e segui-l'O todos os dias, para onde quer que Ele nos conduza. É o exacto contrário do estar sentados preguiçosa e orgulhosamente na sinagoga de Antioquia.
A quem O escuta e a quem O segue, promete a vida eterna: nenhum dos que O seguem se perderá, diz Jesus com a segurança de quem sabe que possui um poder mais forte do que o da própria morte. E acrescenta: "Ninguém vai arrancá-las da Minha mão". Trata-se de um pastor bom, forte e ciumento das próprias ovelhas. A vida dos que O escutam está nas mãos de Deus; mãos que não se esquecem e que sabem sustentar sempre. O Apocalipse representa o contrário do que aconteceu aos hebreus de Antioquia da Pisídia; a anunciação rompeu os limites austeros daquelas pessoas religiosas e projectou-se para o vasto mundo dos homens.
O Evangelho alarga o coração de todo o crente, porque corta a raiz amarga do egoísmo. No coração de cada membro daquela "multidão" de que fala o Apocalipse (estão incluídos também os que, sem o saber, estão animados pelo espírito de Deus) colhe-se a abrangência universal que sustém o próprio coração do Bom Pastor. Neste domingo, a Igreja exorta a rezar pelos sacerdotes e pela função pastoral deles. É uma oração que nos envolve a todos bem sabendo que todos nós, mas eles em particular, devem viver a tranquilidade de uma caridade universal própria do Evangelho cristão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO