ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II, durante o Grande Jubileu de 2000, no Coliseu de Roma, juntamente com os representantes das Igrejas cristãs. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 7 de Maio

Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II, durante o Grande Jubileu de 2000, no Coliseu de Roma, juntamente com os representantes das Igrejas cristãs.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 8,1-8

Saulo aprovava também essa morte. No mesmo dia, uma terrível perseguição caiu sobre a igreja de Jerusalém. À excepção dos Apóstolos, todos se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria. Entretanto, homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grandes lamentações. Quanto a Saulo, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e entregava-os à prisão. Os que tinham sido dispersos foram de aldeia em aldeia, anunciando a palavra da Boa-Nova. Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e aí começou a pregar Cristo. Ao ouvi-lo falar e ao vê-lo realizar milagres, as multidões aderiam unanimemente à pregação de Filipe. De facto, de muitos possessos saíam espíritos malignos, soltando grandes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A lapidação de Estêvão marca uma etapa importante na história da primeira comunidade cristã. Iniciava a história do martírio cristão como, de resto, o próprio Jesus tinha antecipado, falando também de Si: "Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas, se morre, produz muito fruto" (Jo 12, 24). Alguns séculos depois, um cristão sábio, Tertuliano, perante o encrudelecer das perseguições aos cristãos, dirá: "O sangue dos mártires é semente de cristãos". De facto, a feroz lapidação de Estêvão, não mirava unicamente à sua eliminação, mas à tentativa de bloquear, à nascença, a anunciação cristã: com efeito, desencadeou uma violenta perseguição contra aqueles primeiros seguidores de Jesus de Nazaré. Lucas escreve que alguns puderam ficar em Jerusalém, enquanto que muitos outros tiveram de fugir para Antioquia. E a anunciação do Evangelho continuou naquela cidade. A Palavra de Deus não Se deixa aprisionar. Se os discípulos permanecerem fiéis a Ela, a anunciação é reforçada. Portanto, podemos afirmar que a repressão da comunidade de Jerusalém ao invés de travar, acelerou a propagação da anunciação do Evangelho nas outras cidades. O amor cristão leva a "dar a própria vida" pelo Evangelho e pelos irmãos, sobretudo, os mais pobres. É o que testemunha também Filipe, outro dos sete diáconos. Ele - mas é o exemplo de muitos outros discípulos daquela primeira Igreja cujo nome não conhecemos - alargou a anunciação à região de Samaria e novos prodígios ocorriam entre o povo. A Palavra de Deus crescia no coração de muitos e, outrossim, crescia a comunidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO